UFJF/SEMIC 2018 - "Tradução, adaptação transcultural e validação para uso no Brasil de duas (...)"
У вашего броузера проблема в совместимости с HTML5
SEMIC 2018 - PROPP-UFJF
"Tradução, adaptação transcultural e validação para uso no Brasil de duas escalas sobre a percepção do ambiente de aprendizagem em estudantes de medicina"
Bolsista: Betina Nogueira da Silva
Orientadora: Alessandra Lamas Granero Lucchetti
O termo ambiente de aprendizagem engloba dimensões físicas, sociais e psicológicas dos estudantes. Nós realizamos a tradução, adaptação transcultural e validação para a língua portuguesa de duas escalas de percepção do ambiente de aprendizagem: “Johns Hopkins Learning Environment Scale” e “Medical School Learning Environment Survey”.
A validade das duas escalas foi avaliada utilizando um questionário sociodemográfico, questões do ambiente geral de aprendizagem e a Escala de Depressão, Ansiedade e Estresse.
A análise revelou quatro fatores para “Johns Hopkins Learning Environment Scale” e sete para a “Medical School Learning Environment Survey”. As escalas apresentaram boa consistência interna para os escores globais, assim como para os subdomínios. Houve correlação forte entre ambas as escalas, assim como com a recomendação da escola e a questão geral de ambiente de aprendizagem.
As duas escalas mostraram ser confiáveis para medir a percepção do ambiente de aprendizagem, sendo estratégias para melhorar o ambiente de aprendizagem.