Visita a Ametista do Sul, a Cidade das Pedras
O programa Caminhos da Reportagem desta quinta-feira (22)esteve em Ametista do Sul, no noroeste do Rio Grande do Sul. Ali vivem pequenos agricultores que, há 50 anos, descobriram um tesouro encravado no subsolo da região: a maior jazida de pedra ametista do mundo. Isso mudou definitivamente o destino de quem vive no município.
A descoberta revelou uma nova atividade econômica e transformou o modo de vida das pessoas. A gente simples do lugar, que antes vivia da produção agrícola, abriu minas para extrair o cristal de cor roxa, hoje encontrado por toda parte. Nas paredes da igreja, no quintal das casas e até no chão das ruas da cidade.
São extraídos todos os meses 600 mil quilos de pedras, vendidas para mercados de todo o Brasil e para países como Alemanha e China, brutas ou lapidadas. Nessa reportagem, a equipe de Caminhos acompanha o dia a dia dos garimpeiros no fundo das minas de cristal, os perigos da detonação das rochas para a extração da pedra, a mão de obra jovem que faz funcionar as indústrias de beneficiamento de pedras e a experiência de quem transforma com as mãos a pedra bruta em belas jóias e hoje ensina o ofício às novas gerações.
Estarão também na tela da TV Brasil as histórias de novos caçadores de pedras preciosas, gente simples que vive o sonho de uma vida melhor.
Reportagem: Leandro de Souza
Edição: Conchita Rocha
Edição de imagens, Arte e Finalização: Márcio Stuckert
Produção:Patrícia Araújo
Imagens: Osvaldo Alves