Uma breve demonstração da solução que encontrei para remover as manchas de chuva ácida dos vidros do carro. Materiais utilizados:
- saponáceo cremoso;
- esponja de aço (Bombril)
- um pouco de água para umidecer a esponja
- um pano ou dois para remover o saponáceo após esfregar no vidro.
- finalizar com um cristalizador de vidros, para um resultado ainda melhor.
IMPORTANTE: antes de começar, faça um teste em um cantinho de qualquer vidro, como um vigia lateral, para ter certeza de que não ficará riscado. Pegue um bombril ensaboado e esfregue, depois seque bem. Se riscar, interrompa, se não, pode fazer no vidro todo e nos demais.
Como eu fiz: Aplicar o saponáceo no vidro e esfregar o bombril umedecido com um pouco de água, fazendo bastante pressão. Pode esfregar com bastante força, pois o vidro não risca. Como isto cansa muito o braço, recomendo fazer de pedacinho em pedacinho até completar o vidro todo. Em cada parte, basta remover a espuma branca com o pano e ver o resultado. Talvez seja preciso refazer mais de uma vez, dependendo de quão impregnadas as manchas estão.
Fiz este trabalho em 3 carros e em nenhum caso houve qualquer tipo de arranhão, microrisco no vidro. O cristalizador de faz com que a superfície dos vidros fique hidrofóbica, ou seja, facilita o escoamento da água e também o deslize dos limpadores.