? Nova Série no Clipping: Questões Comentadas CACD
No vídeo de hoje, o professor João Daniel resolveu uma questão do Concurso de Admissão à Carreira Diplomática (CACD) de 2014 sobre a Anos JK (1955-1961). ?
✏️ Questão Comentada da vez:
(CESPE 2016)
QUESTÃO 48 do CACD 2016
O levante de Jacareacanga não durou vinte dias. Contudo, o episódio era indicativo do alto grau de instabilidade política do país. O presidente que os oficiais da Aeronáutica queriam derrubar fora empossado no cargo havia menos de um mês, alguém que vinha de uma carreira política de prestígio construída dentro do PSD mineiro: deputado federal, prefeito de Belo Horizonte, governador de Minas Gerais.
Lilia Moritz Schwarcz e Heloisa Murgel Starling. Brasil: uma biografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2015, p. 412 (com adaptações).
Tendo o texto precedente como referência inicial, julgue (C ou E) os itens seguintes, a respeito da trajetória da experiência política brasileira entre 1946 e 1964.
2. Derrotada em suas pretensões presidenciais em três eleições consecutivas (Eurico Gaspar Dutra, em 1945; Getúlio Vargas, em 1950; Juscelino Kubitschek, em 1955), a UDN teve a ilusão de ter chegado ao poder com a vitória de Jânio Quadros, em 1960, candidato ao qual emprestara seu apoio para assegurar a vitória sobre o marechal Teixeira Lott, do então majoritário PSD.
3. O texto faz referência à crise política decorrente da vitória eleitoral de Juscelino Kubitschek nas eleições presidenciais de 1955, cerca de um ano após a morte dramática de Getúlio Vargas. Refeita a aliança PSD–PTB, que possibilitou a vitória da chapa JK–João Goulart, ganhou corpo a campanha oposicionista, conduzida basicamente pela União Democrática Nacional (UDN), que contestava o resultado do pleito e se opunha à posse do presidente eleito.
#AnosJK #QuestoesComentadasCACD #CACD