Gastão Formenti - DE PAPO PRO AR - Joubert de Carvalho e Olegário Mariano.
Disco Victor 33469-A.
Gravação de 1931.
Edição a pedido do jornalista, pesquisador e colecionador cearense Miguel Angelo Azevedo.
Nirez, cuidadoso com a preservação de nossa memória musical, enviou não só o fonograma como também as fotos do intérprete Gastão Formenti, do compositor Joubert de Carvalho e do poeta Olegário Mariano.
Uma das melhores gravações elétricas é a de 1931 realizada na Victor 33469a "De papo pro á", de Joubert de Carvalho e Olegário Mariano na voz de Gastão Formenti com Orquestra Típica. A voz que responde é de Castro Barbosa. A orquestra é formada por pistão, clarineta, dois violões, um piano, um contrabaixo e uma bateria e era dirigida pelo maestro e pianista Rondon. Não foi feito nenhum trabalho no som da gravação está com "casca e nó", para vocês terem idéia de como era boa a gravação. Miguel angelo Azevedo (Nirez).
Saiu no selo do disco como cateretê, mas parece ser mais uma rumba. Porém, é apenas um detalhe. Gravação Victor do sempre extraordinário Gastão Formenti, datada de 28 de agosto de 1931, com lançamento em outubro do mesmo ano, disco 33469-A, matriz 65226. A palavra "jereré", constante da letra, não é nome de cidade, mas sim de uma rede especial para pescar siris e peixes. Portanto, pescar de jereré é o mesmo que pescar de anzol. Quem faz o contracanto com Formenti na gravação, sem crédito, é Castro Barbosa. Samuel Machado Filho.