#CongressoGIFE Qual o novo papel das empresas na sociedade? A que questões as empresas e os institutos e fundações empresariais precisam estar atentos no atual contexto?
Ao longo das últimas décadas, vem se intensificando uma reflexão contemporânea sobre o lugar das empresas na sociedade que queremos construir, como partes incidentes e atuantes que são.
Seja por exigências legais mais rigorosas, tendências da sociedade, demandas de seus próprios consumidores, colaboradores ou da sociedade em geral, novos desafios tem se apresentado para organizações de todos os portes.
Assim, cada vez mais, as empresas têm olhado para o seu impacto ambiental e social, para as relações com as comunidades nas quais estão inseridas e com os seus fornecedores, para a sua cadeia de produção, para a escolha de seus investimentos e sua geração de valor, o que inclui, não só repensar sua atuação socioambiental, mas revisitar também seu portfólio de produtos e serviços, seu modelo de negócio e seu papel como agentes de transformação.
No caminho de construção continuada desse novo paradigma que nasce e se fortalece no país a partir da constituição do marco fundamental da responsabilidade social corporativa e do investimento social empresarial, diversas estratégias, iniciativas e visões vêm sendo construídas e aprofundadas sobre essa inserção positiva das empresas, suas formas de atuar e a relação com os principais parceiros, além de todo o debate em torno de ideias que perpassam as agendas de sustentabilidade, valor compartilhado, ativismo corporativo, sistema B, negócios de impacto, iniciativas ligadas à idéia de um capitalismo mais consciente, entre inúmeras outras.
Qual o novo papel das empresas na sociedade? A que questões as empresas e os institutos e fundações empresariais precisam estar atentos no atual contexto? Quais valores e práticas deveriam orientar as ações empresariais? Quais os potenciais e os limites da atuação empresarial na construção de uma sociedade mais democrática e justa? E qual o papel do investimento social privado neste cenário?
Participantes:
Sonia Favaretto (Mediadora) (B3)
Ricardo Guimarães (Thymus)
Marina Grossi (CBEDS)
Marcel Fukayama (Sistema B)
Caio Magri (Instituto Ethos)
- Assista à todas as mesas de debate do 10º Congresso GIFE: https://bit.ly/2rgJfoy
- Inscreva-se no canal GIFE: https://bit.ly/2KvvD0O
- Curta nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/GIFEoficial