Uma imagem impressionante de duas jovens estrelas nascendo em meio a um turbilhão de gás e poeira interestelar a mais de 600 anos-luz de distância da Terra foi capturada por telescópios do ALMA no Chile.
O par de estrelas bebês está localizado no sistema [BHB2007] 11 ',
a mais nova adição a um pequeno aglomerado de estrelas na nebulosa escura de Barnard 59, uma nuvem de gás interestelar tão densa que bloqueia a luz de qualquer objeto atrás dela. Barnard 59 faz parte de uma nuvem maior chamada Nebulosa do Cachimbo.
Observações anteriores deste sistema binário mostraram a estrutura externa. Agora, graças à alta resolução do (ALMA) e a uma equipe internacional de astrônomos liderada por cientistas do Instituto Max Planck de Física Extraterrestre (MPE) na Alemanha, podemos ver a estrutura interna desse objeto .
As descobertas ajudam a esclarecer como os sistemas binários com estrelas de tamanho semelhante se formam e crescem a partir dos discos de gás e poeira ao redor.
Os pesquisadores, do Instituto Max Planck de Física Extraterrestre, fotografaram o sistema estelar em alta resolução usando o ALMA no Chile.
O ALMA é um conjunto de 66 radiotelescópios projetados para iluminar a era da formação estelar do universo, observando objetos distantes e fornecendo imagens detalhadas da formação local de estrelas e planetas.
Os dois discos circunstelares estão rodeados por um disco maior, com uma massa total de cerca de 80 massas de Júpiter, que exibe uma complexa rede de estruturas de poeira distribuídas em formas espirais .
Espero que gostem, obrigada a todos!!!
Meu agradecimento especial aos meus apoiadores!!!
Apoie a Ned Oliveira
Link para se tornar apoiador (a):
*https://apoia.se/nedoliveira
*PicPay: @ned.oliveira
Nos siga nas redes sociais:
Instagram
https://www.instagram.com/nedoliveira1/
Twitter
https://twitter.com/ned35
Facebook
https://www.facebook.com/AstronomiaComSabedoria/
#ALMA