Um dos muitos benefícios das brincadeiras para pais e filhos, é o desenvolvimento infantil, incluíndo as habilidades socioemocionais das crianças.
Desde quando somos bebês, a gente precisa ter momentos de tranquilidade e sozinhos, sem a interferência de outros adultos.
Se seu filho é bebê, ele precisa ter um tempo acordado sem que você esteja interagindo com ele. Mas ATENÇÃO: não significa deixá-lo sozinho, sem você por perto, no mesmo ambiente. Significa mostrar como ele pode se entreter consigo mesmo, ou com um brinquedo para brincar sozinho. Estando sempre num lugar seguro.
A partir dos 2 anos, a criança começa a demonstrar uma disponibilidade de brincar junto com outras crianças, além de você.
É justamente nesta fase, que podemos estimular a brincadeiras para brincar sozinho. Inclusive se se filho vai para a escola, berçário ou creche, brincar sozinho na educação infantil é super saudável.
Além disso, por mais que a gente tenha tempo disponível e as crianças sejam prioridade, as tarefas da vida adulta exigem a nossa atenção e não podemos passar o dia todo brincando.
E como ter mais tempo para mim? Quando seu filho entende que pode brincar sozinho e consegue se entreter com ele mesmo, é a hora de você ter mais tempo. Nem que seja uns minutinhos.
Ao brincar sozinho, a criança consegue organizar suas ideias e aprende e lidar com suas próprias emoções. É ensinar seu filho a brincar sozinho que a gente os ajuda a gostarem de si mesmos, da sua própria companhia.
Então vamos para as dicas do vídeo:
1 - Permitir que seu filho brinque sozinho.
2- Brinque com a criança antes de deixá-la sozinha.
3- Prepare propostas de brincadeiras para brincar sozinho para estimular a criança.
4 - Permita que seu filho brinque com outras crianças.
5 - Ofereça brinquedos para brincar sozinho e elogie o processo pelo qual a criança passou enquanto brincava sozinha.
6 - Aumente o tempo aos poucos e separa atividades para brincar sozinho
7 - Respeite quando seu filho disser que quer brincar sozinho
Outra dica é conversar com a avó, o tio, as pessoas que estejam próximas do seu filho para que eles também entendam a necessidade de brincar sozinho.
Links deste vídeo: Para os maiores, quando brincar sozinho não precisa significar um tempo gigante na frente das telas, vai este PDF com dicas de brincadeiras para propor ao seu filho e que não envolve ficar assistindo alguma coisa: http://bit.ly/30Brincadeiras_YT
===========================
===========================
Se você quer saber mais sobre o desenvolvimento das crianças de todas as idades e como aproveitar da melhor forma o tempo com os filhos com a brincadeira, encontre o Tempojunto aqui:
➡NO BLOG: http://www.tempojunto.com/
➡NO FACEBOOK: https://www.facebook.com/tempojunto
➡NO PINTEREST: https://br.pinterest.com/tempojunto/
➡NO INSTAGRAM: https://www.instagram.com/tempojunto/
++++++++
E nossos produtos estão todos aqui na Lojinha: http://bit.ly/TempojuntoLojinha