O sonho de ter o próprio carro está cada vez mais real. Comprar um automóvel usado ou seminovo pode ser uma boa opção. Seja pelo fato de ter uma desvalorização menor que um carro 0Km, ou porque com o dinheiro de um carro popular é possível comprar um carro usado de um padrão mais elevado.
Ao decidir comprar um carro usado, o consumidor deve ficar atento aos detalhes para não ficar no prejuízo.
Prefira comprar o automóvel em uma loja/ concessionária regular e que tenha boas referências, pois caso venha a ter algum problema, o Procon poderá ser acionado. O Código de Defesa do Consumidor não é aplicado quando o carro é comprado diretamente de um particular, sendo assim, caso surja qualquer problema, não poderá ser resolvido no Procon, apenas no Poder Judiciário.
É importantíssimo conhecer seus direitos. A situação em que o consumidor mais é enganado, por se aproveitarem da sua falta de conhecimento, é quando o vendedor informa que a garantia do carro é somente no câmbio e motor. Contrariando a obrigação de obedecer à garantia legal de 90 dias para todo o carro, estabelecida pelo Código de Defesa do Consumidor e que não pode ser suprimida.
Caso apareça algum problema com o veículo, o vendedor tem, no máximo, 30 dias para fazer o conserto e, se assim não for feito, o consumidor pode exigir a substituição do carro por outro, devolução da quantia paga ou o abatimento proporcional do preço.
Não é difícil se apaixonar por um carro "à primeira vista". São muitos casos de pessoas que se encantam com a carcaça e quer levar o carro para casa no impulso, sem levá-lo para ser analisado por um mecânico de confiança ou verificar a documentação junto ao Detran. Somente depois de um tempo descobrem que compraram um problema. Desde carros que passam mais tempo na oficina que em casa, a carros que foram adquiridos em leilões batidos, que estão alienados ou com multas de trânsito.
Veja mais em:
video: Tv Pajuçara