Sinopse
Interfaces homem-máquina estão cada vez mais integradas ao sistema nervoso. Nós utilizamos dispositivos eletrônicos como se fossem partes do próprio corpo. Essa integração está permitindo novas formas de conexão, como uma interface cerebro-cérebro, dispositivos de memória que vão substituir partes do cérebro, dispositivos capazes de provocar novas sensações virtuais tão reais quanto a que sentimos atualmente. O futuro da neuroengenharia será restaurar funções perdidas e prevenir desenvolvimento de doenças de formas ainda inéditas.
Edgard Morya é coordenador de pesquisas do Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra (IIN-ELS), em Macaíba RN, e professor do programa de mestrado em Neuroengenharia no IIN-ELS. Tem pós-doutorado e doutorado em neurofisiologia humana pelo Instituto de Ciências Biomédicas da USP e graduado em fisioterapia pela USP. Desenvolve pesquisas na área de neuroegenharia, engenharia biomédica, neuroreabilitação e neurociências.
Para mais informações acesse https://www.vototalks.com.br
O Vototalks Festival é um evento on-line colaborativo com palestras e debates sobre reinvenção e redesign de negócios - suas implicações, dilemas e oportunidades –, produzido pela Votorantim no momento que celebra seus 100 anos. A empresa pretende dar continuidade ao processo de reflexão e diálogo com a sociedade sobre grandes mudanças que estão impactando indivíduos, empresas e o planeta.
Esse grande movimento de transformação começou em 2016 para a construção dos seus próximos 100 anos.
As atividades que inicialmente eram focadas na liderança das empresas investidas, em 2017, se ampliaram com a realização da TechFair - um evento gratuito que apresentou e debateu novos padrões e tecnologias emergentes com um público de mais de 3 mil pessoas.