O CTCA será implantado em uma área de 1.302.012,17 m², resultante do parcelamento de uma gleba de 1.611.160,00 m² pertencente ao estado de Minas Gerais na área urbana de Lagoa Santa, e alojará em sua área remanescente, uma instituição de ensino superior, a Fundação Educacional Lucas Machado (FELUMA), a Delegacia da Polícia Civil de Lagoa Santa e o Horto Florestal de Lagoa Santa.
Visando criar múltiplas possibilidades de acesso a partir da malha urbana existente, uma alameda conectando a lagoa ao acesso principal ao CTCA será implantada, além de três outras portarias secundárias, possibilitando uma integração da construção ao entorno.
A alameda inicia-se junto à lagoa, com a criação de uma grande rotatória e uma praça pública ao longo de seu desenvolvimento, permitindo também o acesso à FELUMA. Foi proposta a criação de lotes destinados a abrigar comércio e serviços de apoio necessários ao CTCA fora de sua área restrita, viabilizando a utilização desta infraestrutura por toda a cidade, gerando urbanidade e aproximando o CTCA da lagoa.